Foto: Renan Mattos (Diário)
O município de São Gabriel recebeu, na tarde desta quarta-feira, seis profissionais que atuarão no Programa Mais Médicos. Eles vão ocupar as vagas deixadas em aberto pelos médicos cubanos que deixaram a cidade no final de 2018.
Os novos médicos fazem parte do grupo de cerca de 1,4 mil profissionais formados no exterior e que iniciaram, no começo de março, em Brasília, o Módulo de Acolhimento do Programa Mais Médicos. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda, ainda, a chegada de uma sétima pessoa. De acordo com o secretário Ricardo Lannes Coirolo, "ele deve se unir ao grupo nos próximos dias".
O módulo de acolhimento foi encerrado no dia 26 de março e contou com aulas sobre a legislação referente ao sistema de saúde brasileiro, o funcionamento e atribuições do Sistema Único de Saúde (SUS), atenção básica em saúde, protocolos clínicos de atendimento definidos pelo Ministério da Saúde, Língua Portuguesa e Código de Ética.
Dois profissionais do programa Mais Médicos se apresentaram, mas quatro desistiram em São Gabriel
Os profissionais aprovados participaram de todas as etapas do módulo de acolhimento e avaliação, conforme determina a legislação e foram encaminhados diretamente para o município de alocação para iniciarem suas atividades.
Junto à Coordenadoria de Projetos da Secretaria Municipal de Saúde, já nesta quarta, os profissionais tiveram acesso as primeiras informações sobre as Unidades Básicas de Saúde (UBS), metodologia de trabalho e assistência a população urbana e rural.
Com isso, os postos de saúde do interior devem ser reabertos.
OS PROFISSIONAIS E LOCAIS DE ORIGEM
- Anderson Dias de Souza Vigo - Cáceres (MT)
- Carlos Alexander Hensel - Marechal Cândido Rondon (PR)
- Carlos André dos Santos Martins - Palmas (TO)
- Jean Marcell Cunha da Silva - Rio Branco (AC)
- Leonaria Bernardo da Silva - Buritis (RO)
- Márcia Manteli - Concórdia (SC)